sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Memória Cultural está Morrendo?

Preocupadas com a memória cultural e com a história literária, e a partir de interesses comuns de pesquisa sobre Literatura e Mulher, três professoras da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil, criaram em 1996 a Editora Mulheres. 



O objetivo principal da Editora Mulheres, em seu projeto inicial, é o resgate de obras de escritoras do passado, do século XVII às décadas iniciais do século XX. 

Esta recuperação da literatura feita por mulheres, trabalho já há muito iniciado em países como França e Estados Unidos, busca fazer circular uma importante parte da produção da mulher brasileira do século XIX e assim contribuir para (re)escrever a história da literatura no Brasil. 

Ao lado das edições ou reedições de livros de brasileiras, a editora vem publicando, para melhor conhecimento de nosso público, algumas obras importantes de escritoras de outros países.



Assim, em 1999, publicou-se o diário de viagem de Baronesa de Langsdorf que acompanhou seu marido ao Brasil para o casamento da Princesa Dona Francisca, livro nunca traduzido no Brasil e, em 2000, o livro da feminista francesa Flora Tristan, Peregrinações de uma pária.

Além de livros de viajantes, a editora Mulheres vem publicando ensaios, estudos críticos sobre escritoras, índices bibliográficos, antologias e dicionários, obras de consulta e instrumentos de pesquisa sobre a literatura feita por mulheres do passado além de uma série de estudos sobre questões de gênero. 

A Editora Mulheres oferece livros de qualidade em edições bem cuidadas. Para isso, tem se empenhado em editar livros com boa apresentação gráfica e se preocupado com a revisão e o cuidado no estabelecimento dos textos.

Textos como este e outros, cheios de informações muito relevantes para a sua vida, você encontra no SemParar.org, veja mais sobre o site aqui e acesse suas redes sociais para sempre se manter atualizado: https://plus.google.com/u/0/115121326475953575236.






Nenhum comentário:

Postar um comentário